quarta-feira, 22 de setembro de 2010

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Os artista



Os artistas sendo os interpretes da música popular brasileira: Charuto,Delson,Amarildo diretamente de manaus entre outros.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Senadinho



O senadinho mais famoso é esse de todos os sábado, os papos é politica, futebol : Tom, Cacheado,Dj Carlão e filha, putz Zé Aurélio, Pisca,Marcos Santos, Luiz Carlos(mandií),Rubão,Vianey Sirotheau,Sandro Mauretti

domingo, 19 de setembro de 2010

Os amigos



Os amigos sempre presente tomando sua cervejinha e batendo altos papo Cacheado,Tom,Rui,Raimundinho,Eduardo.

sábado, 18 de setembro de 2010

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

terça-feira, 14 de setembro de 2010

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Buba ou bubinha...


Esse é o Buba, gente finíssima vindo diretamente de "pelotas" para mostrar suas qualidades no Espaço Cultura da Garapeira Ypiranga. Pela sua simpatia e competência em seu trabalho, Buba vem conquistando inúmeros amigos. Cacheado até falou que está pensando em dá-lhe uma aumento. ( De trabalho-EhEhEhEhEh). A sua toca foi adquerida diretamente do Paraguai. É mole!!!

Visitantes ilustres no Espaço...

Duas figuras da mais alta qualidade de nossa região. Paulo Lola, ex-delegado da Polícia Federal, advogado e amante do tradicional espaço cultural. Ao seu lado, o nada menos importante, Nelson Vinencci - cantor, compositor e escritor, que adotou nossa Pérola do Tapajós, como sua verdadeira terra natal. Nelson é um dos melhores representantes da nossa musicalidade e um mestre em MPB.

Amigos da Garapeira...



O encontro obrigatório de todos os sábados. Espaço reservado e especial para o encontro dos amigos. Esse é o significado correto e o melhor sentido de expressar o laço de amizade que reina, nos dias de sábados, a partir das 10hs, no ESPAÇO CULTURAL YPIRANGA. A foto registra esse momento de congratulação e apreço com os visitantes que ali comparecem. O eterno tricolor professor Eduardo Fonseca, Colares, Cacheado, o idealizador de tudo e Mestre Lau. Na foto de baixo, os amigos Marcos Santos, Fábio (Alenquer), Bena Santana, participando de mais um movimento festivo, musical e cordial na Garapeira Ypiranga.
( estamos sentido a falta dos amigos: Barra, Thompson, Pisca, Joãozinho, Pantoja, Bernardo, Arnaldo Lopes, Rubão, Afonso Cupu e outros).

domingo, 12 de setembro de 2010

Só sucesso




Os amigos prestigiaram o Espaço com Antonio Von, Nêm do Saxi: Cacheado com Nilson,Heloísa,Conceição e amigos.

sábado, 11 de setembro de 2010

Hoje é dia de Espaço






Para a alegria de frequentadores, amigos, artista talentosos hoje é dia de Espaço Cultural de tomar aquele Caldo de Cana, a loira gelada e o bate papo: Taré fazendo uma homenagem ao Solano ex-baterista dos Hippes, Vicente Silva, Cézar Brasi, um artista dublando Sidney Magal e Renato Loureiro sendo acompanhado por Sandro Mauretti e Marcelo Silva.

Amizades



Paulo Roberto fazendo uma visita ao Espaço Cultural inclusive a diretoria do Senadinho: Pisca,Cacheado,Herbert Júnior,Paulo,Thompson,Marcos Santos,Juarez.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Candidatos prestigiam o Espaço


Os candidatos prestigiaram o Espaço Cultura Ypiranga com música ao vivo, Dalila com o Dr.Nélio(em cima), e abaixo com o candidato ao governo do Estado do Pará pelo PSDB, Simão Jatene, Lira Maia (DEM) federal, Alexandre Von(PSDB) estadual e Helenilson Pontes ( vice-governador na chapa de Jatene).

Caminhada dos candidatos continuam




A vereadora da cidade de Aveiro Concy Santiago com o candidato Simão Jatene e Flexa Ribeiro(Senador), Lúcia Loureiro, Jatene, Alexandre Von e Flexa. Na foto de cima Maíra e Bianca com Simão Jatene. É o sucesso da Garapeira Ypiranga, dando uma força aos candidatos que por lá passam para saborear o mais tradicional caldo de cana do Estado e ouvir as belas canções dos artistas santarenos.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Candidatos visitam a GARAPEIRA






O candidato à Governador do Estado Simão Jatene e Helenilson Pontes passaram pela Garapeira para tomar aquele Caldo de Cana juntamente com os candidatos a deputado estadual, federal e senador; Dr.Nélio aguiar, Lira Maia, Alexandre Von, Flexa Ribeiro e o vereador Jailson e sua comitiva

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A seguir...

Fatos que marcaram a história da feliz trajetória da Garapeira Ypiranga
até os dias de hoje.

Dia 07 de Setembro de 1922


No dia 07 de Setembro de 1922, foi inaugurada um quíosque chamado "Garapeira Ypiranga"; atualmente sob a responsabilidade de Herbert Farias, que com 49 anos de serviços prestados à sociedade Santarena, juntamente com sua familia. Houve algumas mudanças nesse prédio que em 1947, passou a ser de alvenaria, por ocasião de se aproximar o centenário da cidade.
Por volta de 1970, era interventor de Santarém o capitão Elmano de Moura Melo, que resolveu mexer na Praça da Matriz; com intenção de melhorar o visual do querido pedacinho da cidade mas não deu certo, ele queria tirar dali a "Garapeira Ypiranga", logo recebendo pela proa, indignada reações de todos os santarenos, desistiu de seus planos de meter o bedelho no histórico logradouro.
Em 1985, Ronaldo Campos quando prefeito, fez seu projeto de remodelar a Praça da Matriz,e em seu projeto não estava à "Garapeira" novamente outra indignação de Emir Bermeguy refizeram o projeto foi quando houve nova mudança naquele prédio.
07 de setembro de 1922 com 10 anos de idade já com seu talento Isoca era tocador oficial de ferrinho na banda de seu pai foi quem tocou na inauguração da GARAPEIRA pelo convite de Raimundo Lages um dos proprietários, irmão de Pequenino os músicos liderados por José Agostinho tiveram o privilégio histórico de saborear o primeiro Caldo de Cana ali produzido.

Palavras de Emir Bemerguy nos 70 anos de Garapeira Ypiranga

Com doces relembranças que ficaram atrás,quero apenas dizer que minha,a nossa incomparável "Garapeira Ypiranga" com y mesmo! completou 70 anos de açucarada existência neste dia 7 de setembro.Foi ela uma das primeiras maravilhas que me encataram em Santarém, bons idos de 1942,quando aqui cheguei.Com o tempo,Cipriano Rocha - o foclórico e espirituoso Pequenino de tantas histórias - tornou-se meu amigo.Quando apanhou uma queda feia,ficando quase inválido, levei-lhe muitas vezes a Sagrada Eucaristia, desde que ficara sem condições de ir à igreja. Atrevo-me a fazer uma afirmativa que só não será endossada por quem não conhece realmente as nossas gostosuras. A garapa que se bebe na "Ypiranga" jamais sofreu alterações em seu famoso sabor.Conserva a mesma qualidade que o maestro Isoca inaugurou em 1922,tocando ferrinho.
Pequenino morreu em 1987. Tive a emoção de ler seu testamento, legando a "Garapeira Ypiranga" a Herbert Farias, o popular "Cacheado", e a sua esposa Juvenita.Os dois cuidaram do velho mocorongo como se fossem seus filhos e ele, agradecido ,deixou-lhes o bem que recebera, também por herança de familiares.Para efeitos legais,o miúdo imóvel que enfeita a Praça da Matriz é propriedade particular,transferido ao Cacheado com a cláusula de inalienabilidade vitalícia.Não pode ser vendido.Em verdade, porém ,ela pertence a toda a população santarena.(são as palavras de Emir Bermeguy quando Garapeira Ypiranga completara 70 anos)

Matéria exibida no jornal a gazeta

"...Se existe um "senadinho"em Santarém,este é a Garapeira Ypiranga. Politicos, radialistas e populares participam diariamente de conversas sobre o cotidiano de Santarém. Lá derruba-se prefeitos,elege-se governadores ou simplesmente comenta-se de buracos da cidade. Lá escala-se mil seleções,conta-se piadas ou condena-se o estrupador preso no dia.
Seja um copo de garapa ou de cerveja,os integrantes deste microcosmo participam de maneira ou de outra da história de Santarém,contando vantagens ou não,sorrindo ou chorando, gritando ou sussurando.
Ali não há classes, ideologias ou credos. Há gente que cria informações ou ttrannsforma-se em ventor delas,para propagá-las ao mundo. Intelectuais ou não,os frequentadores da Garapeira são os boêmios de final de semana que ajudam a consolidar o mito de um espaço que sobreviveu a toda sorte de intempéries. Até mesmo um centenário benjaminzeiro, por força de uma imtempérie climática,caiu há um mês e por pouco atingiu o prédio.
Mas a providência divina não poderia deixar que um de seus monumentos mais populares, sofresse qualquer arranhão..." (matéria exibida no jornal a gazeta)

De Isoca a FHC a história cada vez mais viva...

Corria o ano de 1922.
No dia 7 de setembro o Brasil comemorava o seu primeiro centenário de independência.Wilson Dias da Fonseca era um garoto de 10 anos tocava um instrumento musical,conhecido como ferrinho,na banda de seu pai,José Agostinho da Fonseca.Fernando Henrique Cardoso ainda não era nascido e uma construção erguida em madeira seria inaugurada na praça da matriz,logo após a parada cívica que acontecia na praça são sebastião.Nascia a histórica Garapeira Ypiranga,em homenagem a 7 de setembro.
Passaram-se 77 anos e a Garapeira Ypiranga já recebeu, para saborear do seu produto mais famoso,prefeitos,governadores e até então candidato hoje presidente da República,Fernando Henrique Cardoso. Após resistir a investidas do então intervertor Elmano de Moura Melo,em 1970 e do ex-prefeito Ronaldo Campos,em 1985,ela não mantém mais a construção original,mas continua sendo atração turística e serve como pponto de encontro de politicos,jogadores de futebol,cartolas,artistas e gente do povo.
Os primeiros donos foram familiares de Cipriano rocha,o folclórico Pequenino,de quem ele herdou o ponto.Devido uma queda que o deixou quase paralítico deixou em testamento para Herbert Farias e sua esposa Juvenita, que tinham nele um pai.

Gazeta Mercantil do Pará - em 04/11/99

Nas férias de minha infância em Santarém,sempre que saiamos das vesperais do cine Olimpia era uma parada obrigatória na Garapeira Ypiranga um quiosque construido bem em frente ao cinema,na Praça da Igreja Matriz.Um,dois,até três copos da garapa,como tradicionalmente chamavam o caldo-de-cana.Às vezes acompanhava um pastel de carne.
Há poucos dias estive em Santarém e parei pra tomar uma garapa na Ypiranga,reformada,com uma pintura nova. São 77 anos de tradição,uma das poucas que matém nas terras mocorongas,onde um teatro foi destruído para se erguer um monstrengo.
Encontrei o Expedito,um motorista de táxi que há anos fazia ponto na praça."Há mais de 3 anos não rem um dia que não tome pelo menos um caldo de cana aqui".Ao seu lado,o funcionário público aponsentado Pedro Carlos reforça"Já andei muito por esse Brasil nunca tomei caldo-de-cana tão gostoso".
Faço votos que a reforma que vai ser feita na orla da cidade pela prefeitura não toque nesta tradição dos santarenos. Que ela matenha por outros tantos ano.
(escrita por Raimundo Pinto em sua coluna Meu Roteiro no jornal a Gazeta Mercantil do Pará
dia 04/11/99)

Garapeira Ypiranga - 88 anos de história

Hoje a Garapeira Ypiranga é um dos maiores centro de atração turistica da cidade de Santarém. Ponto de encontro de várias gerações que marcaram época nesse sensacional espaço de lazer, entretenimento e diversão. A garapeira, através de sua atual administração tem se empenhado para proporcionar maior atenção aos seus frequentadores e visitantes, dai a realização do ESPAÇO CULTURA YPIRANGA, cuja finalidade e oferecer oportunidades aos talentos da terra para monstrarem suas qualidades artísticas nos dias de sábados. Parabéns GARAPEIRA pela passagem dos seus 88 anos de fundação. ( do amigo Colares)

terça-feira, 7 de setembro de 2010

domingo, 5 de setembro de 2010

Pesar à Familia Pereira

O Blog da Garapeira vem com o pesar a Familia de Otávio Pereira(Rádio e Tv Guarany) com o falecimento do seu diretor executivo daquele sistema de comunicação o senhor Ademir Macêdo Pereira que na última quinta-feira dia 02/09 foi para a vida eterna, venho através deste externar minhas sinceras condolências à familia,neste triste e dedicado momento recebam todo o apoio da familia Herbert Farias com nosso amparo e carinho.
Que a familia encontre as boas lembranças força para continuar a caminhada a você amigo Ademir que descanse em paz ao lado de Deus e de sua mãe Jacira e seu irmão Milson que desta vida também partiram, pode ter certeza,deixaste muita saudade para todos nós separados de corpo mas unidos em pensamentos seremos prova de nossa eterna amizade descanse em paz.!