quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Gazeta Mercantil do Pará - em 04/11/99

Nas férias de minha infância em Santarém,sempre que saiamos das vesperais do cine Olimpia era uma parada obrigatória na Garapeira Ypiranga um quiosque construido bem em frente ao cinema,na Praça da Igreja Matriz.Um,dois,até três copos da garapa,como tradicionalmente chamavam o caldo-de-cana.Às vezes acompanhava um pastel de carne.
Há poucos dias estive em Santarém e parei pra tomar uma garapa na Ypiranga,reformada,com uma pintura nova. São 77 anos de tradição,uma das poucas que matém nas terras mocorongas,onde um teatro foi destruído para se erguer um monstrengo.
Encontrei o Expedito,um motorista de táxi que há anos fazia ponto na praça."Há mais de 3 anos não rem um dia que não tome pelo menos um caldo de cana aqui".Ao seu lado,o funcionário público aponsentado Pedro Carlos reforça"Já andei muito por esse Brasil nunca tomei caldo-de-cana tão gostoso".
Faço votos que a reforma que vai ser feita na orla da cidade pela prefeitura não toque nesta tradição dos santarenos. Que ela matenha por outros tantos ano.
(escrita por Raimundo Pinto em sua coluna Meu Roteiro no jornal a Gazeta Mercantil do Pará
dia 04/11/99)

Nenhum comentário:

Postar um comentário